Publicado em: 21/ out/ 2019

SAC 2019 promove debate público na Câmara

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) do município do Rio de Janeiro, em parceria com a Rede de Alimentação Carioca, promoveu a Semana de Alimentação Carioca (SAC) 2019, com o tema Dietas Saudáveis Para um Mundo com Fome Zero.

A SAC é promovida pelo Consea desde 2010 e este ano acontece de 15 a 22 de outubro em diversas partes da cidade. Ações, feiras e seminários são promovidos com o apoio de importantes instituições atuantes no combate à fome.

Na sexta-feira aconteceu, na Cinelândia, no Centro da Cidade, uma feira de alimentos orgânicos e veganos com mais de 30 expositores incentivando o desenvolvimento da agricultura familiar.

Simultaneamente foi realizado no plenário da Câmara dos Vereadores pela Comissão Permanente de Meio Ambiente, presidida pelo vereador Renato Cinco, um debate público com o tema “Tem gente com fome?”

O encontro discutiu políticas de combate à insegurança alimentar e o papel da agricultura urbana. Representantes de instituições do ramo e da sociedade civil lotaram a Casa.

A presidente do Consea-Rio, Susana Moreira, compôs a mesa e falou sobre o assunto. “Estamos em uma situação muito adversa e mesmo assim conseguimos organizar uma feira como esta que esta aí na praça e uma SAC muito diversa. Isso é importantíssimo por tudo que ouvimos aqui. Conviver com esses grupos tem sido uma experiência indescritível. Respondendo a pergunta se tem gente com fome, infelizmente a resposta é sim. De um ano pra cá temos cada dia mais gente com fome em nosso país e em nossa cidade” – explica.

Ela disse ainda que o Brasil é extremamente desigual e não é possível acabar com a insegurança alimentar se não for extinta a pobreza e a desigualdade social. “São direitos que considero indivisíveis, porque você não lida com uma coisa, sem atacar a outra” – conclui Suzana.

Café Agroecológico leva alimentação vegana ao Salão Nobre

Após o debate público, a Roda de Mulheres da Rede Carioca de Agricultura Urbana promoveu um café agroecológico no Salão Nobre da Câmara. Bolos veganos de aipim e banana integral, maionese de inhame com castanha do Pará, quiche de berinjela, suco de amora, sanduíches de queijo vegano, além de frutas variadas enriqueceram o lanche, que foi todo preparado com alimentos provenientes da agricultura urbana desenvolvida nos quintais cariocas.

Amanhã, a SAC 2019 encerra as atividades com a feira de orgânicos, veganos e roda de conversa a partir das 13h, na UERJ. O campus fica na Rua São FranciscoXavier, 524 – Maracanã. A entrada é franca!