Publicado em: 12/ nov/ 2019

Cadastramento Biométrico

O cadastramento biométrico está disponível no estado do Rio de Janeiro desde 2018. Agora, além da identidade e do título o eleitor, o cidadão também tem a opção de votar por biometria.

O objetivo do projeto é trazer mais segurança para as votações. Segundo o TRE, o método torna o voto único blindando o processo contra fraudes e duplicação de votos.

Em todo estado do Rio já são 28 municípios que tornaram a biometria obrigatória. O Município do Rio ainda não tem previsão de quando terá como obrigação o voto por esse sistema.

Caso o eleitor queria estar atualizado junto ao processo eleitoral realizando o cadastro biométrico, basta comparecer ao TRE correspondente à Zona de votação com a identidade, título de eleitor e comprovante de residência, sendo que após isso será feita a foto e a leitura das digitais.

Atualmente, 2.341.732 eleitores cariocas possuem os dados biométricos cadastrados, representando 48,38% do eleitorado do município.

“O processo de digitalização nas eleições será um procedimento padrão em breve em todo Estado do Rio de Janeiro, quanto antes o cidadão fizer o cadastramento menos transtorno como filas e multas terá. Dessa forma, estará em dia com as obrigações eleitorais” – afirma João Mendes.