| jun , 15 , 2020

João Mendes diz que todo dia tem de ser dia de combate à violência ao idoso



O vereador João Mendes de Jesus (Republicanos) atua há quase 20 anos junto ao segmento social dos idosos, bem como trabalhou em prol das pessoas de terceira idade como deputado federal, secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, além de realizar atividades e elaborar proposições que tem por fundamentos a defesa dos idosos e de seus interesses.

Sabedor que hoje é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, João Mendes aproveitou a ocasião para lembrar a sociedade brasileira, em especial a carioca, que todo dia tem de ser dia de combate à violência ao idoso, assim como as autoridades de diversos órgãos e instituições devem sempre ficar alertas, a fim de combater abusos e covardias, sendo que é muito comum a violência ser praticada por parentes e alguns cuidadores.

“Como parlamentar e cidadão, sempre tive preocupação com o grupo social de idosos. Deus me deu a oportunidade de trabalhar para esse segmento, muitas vezes tão frágil, bem como realizei ações e atividades para que os idosos sejam beneficiados, respeitados e protegidos” – diz João Mendes, para logo elencar ações em prol dos idosos:

“O Projeto Rio ao Ar Livre, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, contou com o meu total apoio quando no cargo de secretário municipal. Fui a três locais onde os idosos fazem atividades físicas, a Praça do Patriarca, em Madureira, a Praça do Trem, no Engenho de Dentro, e Praça Serzedelo Correia, em Copacabana. As visitas foram simbólicas, pois representei institucionalmente o poder público perante a Campanha de Combate à Violência Contra o Idoso”.

O vereador lembrou ainda que, em 2003, na condição de deputado federal, atuou em prol da pessoa idosa, além de votar a favor da aprovação do Estatuto do Idoso, que hoje é a bíblia das pessoas que chegaram à terceira idade, porque ferramenta e instrumento dos interesses dos idosos, além de garantir, como Lei, a proteção de quem ficou mais fragilizado pela idade.

Projetos – Eleito vereador do município do Rio de Janeiro, João Mendes de Jesus não esqueceu dos idosos e se tornou o autor de projetos que viraram leis, a exemplo de Academias da Terceira Idade, que estão presentes em toda a cidade, além do projeto Cidade Amiga, que trata de criar ambientes saudáveis para os idosos. João Mendes é também o autor da Lei de Vacina em Casa, entre outras atividades de fiscalização, informações e denúncias relativas aos idosos, quando durante oito anos presidiu a Comissão Permanente do Idoso da Câmara de Vereadores.

Além disso, o parlamentar informou que quando secretário municipal se empenhou para criar o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (Comdepi), que após muitas discussões foi implementado. Por sua vez, junto com o Conselho foi criado o Fundo do Idoso, que recebe contribuições de pessoas físicas e jurídicas, com dedução fiscal no Imposto de Renda devido.

“As campanhas de combate à violência contra o idoso tem de ser realmente obrigatórias, como datas do nosso calendário. O poder público tem de realizar diversas atividades para chamar a atenção da população para o problema da violência contra o idoso. Para se ter uma ideia da gravidade da violência, a Secretaria de Assistência Social recebeu, em 2019, cerca de 700 denúncias de possíveis casos de violência contra idosos. De acordo com levantamento, cerca de 48% de situações confirmadas são de violência por meio da negligência e, do total, aproximadamente 70%, são contra idosos do sexo feminino” – informa João Mendes.

Por fim, o vereador disse que continuará a dar toda a atenção aos idosos. De acordo com ele, os jovens e adultos tem de compreender que um dia serão também idosos, bem como dependerão de suas famílias e da sociedade em geral. Para João Mendes, se não houver tal compreensão, a sociedade se tornará cada vez mais bárbara, pois quando se comete violência contra os pais e avós, abre-se uma porta para o atraso e o retrocesso civilizatório da humanidade.



%d blogueiros gostam disto: