Publicado em: 15/ set/ 2020

João Mendes de Jesus rebate na Câmara acusações contra a Universal por parte da Globo e MP

CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIR

         GABINETE DO VEREADOR JOÃO MENDES DE JESUS

 

Discurso pronunciado pelo Vereador João Mendes de Jesus, em 15/09/2020. Assunto: Resposta às acusações contra a Universal e Crivella.

Senhor Presidente,

Senhores Vereadores e Vereadoras,

Senhores Espectadores,

Todos os Presentes à Sessão,

Vou direto ao ponto.

Há décadas o Grupo Globo, a ter a Rede Globo de Televisão como o Cavalo de Tróia para concretizar seus interesses financeiros, econômicos e políticos, intervém, sistematicamente, no processo político e eleitoral brasileiro, a combater sem trégua candidatos eleitos, principalmente os que se recusam a rezar por sua cartilha ou abraçar seus princípios e valores, que são, sem sombra de dúvida, inaceitáveis por grande parte da população brasileira.

São milhões de pessoas que demonstram, inquestionavelmente, descontentamento com as interferências monocráticas do Grupo Globo, dos bilionários irmãos Marinho, na vida brasileira. E eles compreendem essa situação contrária por parte importante da sociedade ao monopólio de propriedade de tal família.

É inaceitável e, por sua vez, inadmissível que o Grupo Globo, como já fez com incontáveis governantes ou mandatários do passado, viva a se valer de um canhão midiático de alto poder destrutivo, a demolir ou destruir as pessoas, como se fosse uma máquina de moer reputações por ter seus interesses contrariados e, consequentemente, efetivar uma perseguição sem fim e trégua, sempre em busca de desmoralizar autoridades e instituições, neste caso o prefeito Crivella e a Igreja Universal do Reino de Deus.

É o que chamamos de lawfare, que é quando o poder público, no caso o Ministério Público, juntamente com o Grupo Globo, se valem de cargos e ações para perseguir e derrotar àqueles que eles consideram inimigos e, consequentemente, demonizá-los perante o público, além de propositalmente judicializar o ato de fazer política e criminalizar as ações governamentais realizadas pelos mandatários, no caso o prefeito Marcelo Crivella.

Trata-se de imensa covardia, porque plena de ideologia e interesses afins, que jamais são expostos ao povo carioca, de forma que fique sempre a dúvida quanto à honorabilidade e a honradez dos que são acusados de atos ilícitos, sem ter ao menos a oportunidade de responder à altura às matérias políticas da Globo, a ter como base as acusações perpetradas pelo MP.

Entretanto, basta o cidadão prestar atenção nesse processo draconiano evidenciado pela dupla MP/Globo, para logo se perceber que são denúncias vazias, despidas de materialidade e provas sólidas, de forma que, na verdade, a intenção primordial é criminalizar a Igreja Universal e o prefeito Crivella, ainda mais que estamos às vésperas das eleições municipais, na segunda mais importante capital do País.

A Globo ataca a Igreja Universal de forma irresponsável, porque, na verdade, suas pretensas acusações não passam de ilações politicamente malevolentes e maledicentes, porque levianamente apresentou sem provas um suposto esquema de lavagem de dinheiro por parte da Universal, que tem por fundamental propósito prejudicar a campanha e a luta de Crivella para ser reeleito prefeito do Rio e continuar sua administração, que sempre foi voltada para atender às demandas da população de baixa renda.

Os irmãos Marinho tratam a cidade do Rio de Janeiro como a extensão dos quintais de suas casas, como se colonizassem o povo carioca nas posições de proprietários de capitanias hereditárias dos tempos do Brasil Colônia. Por isto, evidenciam relações verticais, de maneira que consideram todo mundo abaixo de suas condições de “governadores-gerais”, pois que acostumados a interferir nas administrações públicas, sem, no entanto, terem votos e mandatos populares. É o fim da picada!

A verdade é que se torna insuportável e inaceitável que uma família bilionária e dona de um dos maiores monopólios midiáticos do mundo transforme suas empresas em partido político e, por seu turno, combate os que foram eleitos legitimamente, sem também esquecer de atacar, violentamente, a Igreja Universal pelo simples fato de ela ter um de seus membros no cargo mais importante do poder municipal, como se evangélicos não tivessem direito à cidadania e, com efeito, se candidatar como qualquer cidadão carioca e brasileiro. Ressalta-se, Crivella é licenciado e não mistura as questões da Igreja e da Prefeitura e vice-versa.

Os irmãos Marinho foram denunciados pelo conhecido doleiro Dario Messer, que tem o apelido de “Doleiro dos Doleiros”, réu na Operação Lava Jato, quando apresentou provas documentadas, além do profundo conhecimento dessa área subterrânea. Porém, o que chama a atenção é que os veículos de comunicação do Grupo Globo não repercutem o caso da delação contra os irmãos Marinho, como se fossem censurados.

Por sua vez, o cinismo e a hipocrisia fazem parte do jornalismo da Globo, até porque até hoje essa família plutocrata jamais foi investigada pelo MPF, desde os tempos do megaescândalo do Banestado, por intermédio das CC5 do Banco do Brasil, contas por onde eram enviadas sem fiscalização centenas de milhões de reais, em uma lavagem de dinheiro sem precedentes, porém, bem documentada, em uma narrativa em que aponta os responsáveis por cometer tais crimes. Messer acusou os Marinho de serem beneficiados por remessas de dinheiro ilegais.

Senhor Presidente, por fim quero finalizar que a Igreja Universal do Reino de Deus é uma instituição religiosa, que trata de amparar e receber as pessoas de braços abertos, a cuidá-las se necessário, bem como a efetivar incontáveis trabalhos e ações em prol da sociedade brasileira. Não somos corruptos e aproveitadores como dizem certos setores da sociedade para que possam nos submeter e, com efeito, tentar nos desmoralizar. Ninguém vai nos impedir de existirmos, pois somos parte intrínseca da sociedade brasileira.

O Grupo Globo tem de se preocupar com os seus problemas e responder às acusações imputadas a ele por delatores ao MP e à Justiça.

Senhor Presidente, solicito também que meu discurso em resposta aos ataques sistemáticos do vereador Brizola Neto à Universal e ao prefeito Crivella, retroativo ao dia 10/09, seja dado como lido, conforme o regimento da Casa.

É o que eu tenho para dizer no momento.

Muito Obrigado.