Publicado em: 07/ jan/ 2021

Medalha Pedro Ernesto ao Médico Francisco Matheus Guimarães.

Discurso pronunciado pelo Vereador João Mendes de Jesus(PRB), em 13/06/2011. Assunto: Medalha Pedro Ernesto ao Médico Francisco Matheus Guimarães.

Senhor Francisco Matheus Guimarães
Senhores Componentes da Mesa,
Senhoras e Senhores Convidados,
Todos os Presentes,

É com muita honra que eu recebo o importante médico Francisco Matheus Guimarães e sua especial família no Plenário desta insigne Casa para receber, com justo merecimento, o Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto, a mais alta comenda Município do Rio de Janeiro, o que significa que este grande profissional da Saúde é reconhecido pelo povo carioca.

    O Doutor Francisco é um cidadão raro, porque é um lutador da causa da saúde pública. Homem dedicado por toda uma vida à medicina trabalhou, incansavelmente, no setor público em prol de um atendimento de boa qualidade para a população, bem como para que principalmente os hospitais públicos tivessem uma boa estrutura para poder atender a demanda dos pacientes em busca de cuidar de suas enfermidades ou de fazer a prevenção contra acidentes e doenças.

    Depois de terminar o curso de Medicina na Fundação Técnico-Educacional Souza Marques (FTESM) em 1978, o jovem médico especializou-se em Ortopedia e Traumatologia, além de fazer residência médica no Hospital da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

    O profissional de saúde também ocupou cargos de diretor, porque se tornou um administrador de hospitais, o que lhe acrescentou conhecimento suficiente no que tange à capacidade de perceber que a questão administrativa é tão importante quanto o universo da medicina, no que concerne à prevenção, ao combate a doenças e ao atendimento de pessoas acidentadas e politraumatizadas.

    Trabalhador dedicado doInstituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Francisco Guimarães foi seu diretor geral no biênio 2007/2008, quando realizou, junto com os profissionais do importante Instituto, um trabalho especializado e de alta qualidade, já que o INTO, criado em 1994 pelo Ministério da Saúde é o órgão normatizador de procedimentos de ortopedia no Brasil, marcado, portanto, por iniciativas pioneiras no que tange ao atendimento às pessoas acidentadas e politraumatizadas.
A biografia do Doutor Francisco Matheus Guimarães é bem mais vasta do que as palavras que eu proferi até agora, e não caberia aqui eu ficar a ler currículo. O que mais me chama a atenção nesse profissional de saúde é o seu compromisso com o povo do Rio de Janeiro e brasileiro, porque não é fácil trabalhar no Brasil quando os recursos são escassos e muitas vezes não temos a estrutura administrativa e material adequada além da questão da logística, apesar de reconhecermos que o Sistema Único de Saúde — o SUS — ser um dos maiores sistemas de assistência à saúde do planeta, mas que precisa ainda aumentar seus recursos orçamentários, bem como equacionar distorções que prejudicam a busca de um atendimento melhor para o nosso valoroso povo.

    Afirmo estas palavras porque creio que é desta forma que tem de ser encarada a luta para melhorar as condições dos nossos hospitais, clínicas e postos de saúde, apesar de os problemas enfrentados pelo sistema de saúde do Rio de Janeiro, e que, muitas vezes, causam tristeza e insatisfação à nossa sofrida população, sabemos que podemos contar com profissionais da grandeza e do conhecimento acadêmico e prático do Doutor Francisco, que trabalha em benefício daqueles que têm problemas de saúde e que precisam de atendimento e compreensão.

    Sabedor dessas questões, o médico nunca arrefeceu seu espírito humanista, sua dedicação à saúde e por isso sempre atendeu seus pacientes com zelo e denodo. Quero informar aos presentes que o Doutor Francisco Guimarães foi ainda diretor geral do Hospital Municipal Lourenço Jorge e da Maternidade Leila Diniz, unidades hospitalares de muita importância e de atendimento a um público diferente do INTO, o que, sem sombra de dúvida, fez com que o médico se tornasse ainda mais experiente no ofício da medicina.

    É a responsabilidade herdada de Hipócrates que o médico observa. Por isso, ele recebe a importante honraria do povo da cidade do Rio de Janeiro, um dos locais geográficos mais bonitos do mundo e que tem uma população alegre, anfitriã por vocação e trabalhadora.

    O Doutor Francisco exerce a medicina com dedicação. Nunca parou de estudar e de se qualificar, o que demonstra seu compromisso com a cidadania e com todos os pacientes que passaram, um dia, pelas suas mãos. Hoje, o médico atua como assessor técnico da Coordenação de Gestão Compartilhada da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (Sesdec).

Parabéns, Doutor! Seus pais, sua família, amigos e parentes devem estar muito orgulhosos da pessoa que você é, do profissional que você é, e do amigo que você é. Sua presença neste plenário é mais do que justa, por ser tratar de um cidadão digno e que merece ser homenageado. Todos nós estamos de parabéns, por reconhecermos a importância de sua pessoa e do seu trabalho, sempre em prol da nossa sociedade.

Muito Obrigado.