Publicado em: 12/ jan/ 2021

Vereador João Mendes de Jesus visita duas comunidades para verificar as condições de vida dos moradores

O vereador João Mendes de Jesus (PRB) visitou as comunidades do Juramento e Juramentinho com a finalidade de fiscalizar as obras de contenção contra desmoronamentos, bem como verificar as condições de vida dos moradores, que expuseram seus problemas e fizeram suas reivindicações.

Acompanhado do Secretário de Habitação, Jorge Bittar, João Mendes de Jesus elogiou as obras de contenção das encostas no Juramentinho e disse que a comunidade vai ter mais segurança quando vierem as chuvas de verão, que geralmente são fortes e com isso causam risco às vidas das pessoas, bem como aos patrimônios público e privado, no sentido que as casas desmoronam, o asfalto é destruído, além da falta de energia e de coleta de lixo.

O parlamentar, ao lado do secretário, disse que vai, no decorrer de seu mandato, levar os pleitos dos moradores das duas comunidades á prefeitura, a fim que seja amenizada a situação precária em que vivem, principalmente no que concerne à urbanização das favelas e à coleta de lixo, em um primeiro momento.

Além disso, tem a questão do saneamento básico, da retirada do matagal e da demolição de casas abandonadas, de esqueletos de construções que se tornaram criadouros de animais peçonhentos e de ratos, o que coloca em risco a saúde das pessoas, principalmente das crianças e adolescentes, que brincam e transitam em terrenos completamente insalubres para a saúde humana.

“A carência é grande. Por isso, precisamos fazer obras de contenção de encostas, implementar o programa Morar Carioca e realizar obras de saneamento básico, calçamento e pavimentação. É necessário também que retiremos as pessoas que moram em casas insalubres, cujas vidas estão em riscos, porque podem desmoronar. O secretário Jorge Bittar e sua equipe anotaram os nomes das pessoas que precisam do aluguel social, bem como tem conhecimento sobre as condições de vida das pessoas” — afirma João Mendes de Jesus.

O parlamentar informou ainda que o Juramentinho poderá logo receber o Morar Carioca e as obras de urbanização. Quanto ao Juramento, o político republicano disse que a visita do secretário de Habitação é um sinal de que as melhorias vão acontecer, mas que é necessário obedecer o calendário de obras da Prefeitura.

“Ouvimos as pessoas, anotamos seus nomes, além de sabermos das necessidades de cada comunidade visitada. Reunimo-nos com líderes comunitários, fomos à associação dos moradores e falamos para o público no que é relativo às suas necessidades e ao que a Prefeitura vai realizar. A coleta de lixo, a retirada do matagal, a desobstrução das canaletas, e a concessão do aluguel social para aqueles que correm risco de vida por causa das chuvas e das péssimas condições de suas casas vão ser realizados imediatamente. Depois virão as obras maiores, que dependem do calendário da Prefeitura e também do Governo do Estado” — conclui João Mendes de Jesus.

Assessoria de Imprensa do Gabinete Parlamentar do Vereador João Mendes de Jesus (PRB/RJ)