Publicado em: 13/ dez/ 2021

Discurso de Homenagem a Marcelo S. Moreira Marques.

CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

Gabinete do Vereador João Mendes de Jesus

 

Discurso pronunciado pelo Vereador João Mendes de Jesus (Republicanos), em 25/11/2021. Assunto: Homenagem a Marcelo S. Moreira Marques.

Senhor Homenageado,

Senhoras e Senhores da Mesa,

Senhoras e Senhores Convidados,

Todos os presentes,

Quero primeiramente dar as boas vindas a todos os presentes e agradecer pela gentileza por comparecerem a esta solenidade, que homenageia o nosso prezado advogado, professor de Direito e ex-procurador-geral do Município do Rio de Janeiro, Marcelo Silva Moreira Marques, que honra o povo carioca ao receber nesta Casa de Leis o Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto.

Marcelo é um cidadão exemplar e um competente profissional, que se destaca no mundo acadêmico, por se tratar de ser mestre e doutorando, bem como se distinguiu no serviço público ao assumir o cargo de procurador-geral do município do Rio de Janeiro, quando teve uma atuação prática e objetiva, sempre inspirado na Lei e nos regulamentos, além de não tergiversar quanto aos equívocos, ilegitimidades e ilegalidades.

Ser o titular de uma Procuradoria Geral em uma cidade com quase sete milhões de habitantes, sendo que mais de 13 milhões de habitantes quando tratamos do Grande Rio, realmente nos deparamos com um conjunto gigantesco de complexidades e problemas a serem resolvidos, que se tornar um procurador-geral requer a total entrega a um trabalho hercúleo e diuturno, de forma a evitar erros que possam causar prejuízos irreparáveis à administração e aos interesses dos cidadãos cariocas.

Minimizar ou evitar os erros para que se possa ter mais acertos em prol do povo carioca e, com efeito, assessorar, aconselhar e prestar serviços técnicos e jurídicos com precisão, de maneira que o prefeito e os secretários municipais, além de outras atores que ocupam cargos executivos no serviço público minimizem os erros e tenham acesso à segurança jurídica para tocar o trabalho incessante e em meio a pressões, que é a tônica quando se coopera para que a segunda maior capital do País seja administrada da melhor maneira possível.

Por isto e por causa disto que o doutor Marcelo faz jus à principal comenda do município do Rio de Janeiro a um cidadão carioca ou não, que é retratada na Medalha Pedro Ernesto. O nosso homenageado é muito respeitado e considerado de verdade, sendo que participam como coautores dessa singela e sincera homenagem os vereadores Carlo Caiado, Lindbergh Farias, Jorge Felippe, César Maia, Átila Nunes, Felipe Michel, Marcelo Arar e Vera Lins.

E por que isso? Porque o nosso prezado homenageado sempre se pautou pela defesa do interesse público, a demonstrar na prática e perante a sociedade do Rio de Janeiro que jamais se acumpliciou com subterfúgios e evasivas que propiciassem a efetivação de interesses não republicanos e dissonantes em relação às leis, além de plenos em malevolências e malfeitos, que pudessem prejudicar o serviço público e os interesses de cidadania do povo carioca.

O ex-prefeito Marcelo Crivella, por exemplo, sente orgulho de ter escolhido para assumir a Procuradoria Geral do Município o doutor Marcelo Silva Moreira Marques, que sempre cumpriu com suas responsabilidades e se dedicou com zelo para concretizar suas missões e metas estabelecidas, tanto na vida pessoal quanto na pública.

O nosso homenageado, por tudo que expus nesta narrativa, realmente edifica a sociedade carioca e recebe a Pedro Ernesto concedida por mim com a autorização do soberano povo carioca. Parabéns ao Marcelo, à sua esposa, aos seus familiares, aos seus amigos e a todos que tiveram a honra de fazer parte de suas equipes de trabalho.

Era tudo o que eu tinha para dizer no momento.

Muito Obrigado!