Publicado em: 13/ dez/ 2021

Discurso de Homenagem à Pastora Antônia e aos que combateram a Covid-19.

CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

Gabinete do Vereador João Mendes de Jesus

 

Discurso pronunciado pelo Vereador João Mendes de Jesus (Republicanos), em 19/11/2021. Assunto: Homenagem à Pastora Antônia e aos que combateram a Covid-19.

Senhora Homenageada,

Senhoras e Senhores Homenageados,

Senhoras e Senhores Convidados,

Todos os presentes,

É com muita honra e satisfação que recebo todos vocês, em nome do povo da cidade do Rio de Janeiro, que me outorga como seu representante e, consequentemente, convidá-los para esta solenidade e homenageá-los com os diplomas de Cidadã Honorária do Município do Rio de Janeiro e de Reconhecimento e Gratidão os Trabalhadores Envolvidos em Atividades Durante a Pandemia de Covid-19.

O título de Cidadã Honorária é dedicado à pastora Antônia Ferreira de Aquino Antunes, que nos honra com sua presença e causa admiração às pessoas pelo seu profícuo trabalho à frente de suas atividades sociais e religiosas, que tem por finalidade amparar, proteger e levar tranquilidade às pessoas que estão em situação difícil, tanto na vida pessoal quanto profissional, o que a eleva como um ser humano de coragem, mas, sobretudo, solidário, pois é preciso muita coragem para ajudar as pessoas e tratar de assuntos muitas vezes complexos.

Também homenageio seu marido, que compõe a Mesa, o pastor David de Oliveira Antunes, que igualmente me honra por participar deste evento, além de homenagear todas as 87 pessoas que receberão o diploma referente à participação delas todas no combate à Covid-19, sem esquecer os cantores, as pessoas que discursaram e todos os presentes, parentes e amigos, que aqui participam desta solenidade.

Enfim, quero reiterar que todos fazem jus aos diplomas, porque, de uma maneira ou outra, participaram com afinco do processo de enfrentamento da Covid, bem como influenciaram no que diz respeito à conscientização das pessoas no que se refere a tomarem medidas importantes como o distanciamento social, o uso de máscaras e o uso de álcool gel, além dos profissionais de saúde que trataram diretamente da doença nos hospitais do Rio de Janeiro.

Quero agradecer ainda os participantes da Mesa, o pastor David de Oliveira Antunes; o psicanalista Jairo Carioca de Oliveira; a advogada Ana Cristina Campelo de Lemos Santos; o presidente do Sindicato dos Artistas, Hugo Gross Schaweller; e a neuropsicóloga Rosilene Espírito Santo Wagner.

Senhoras e Senhores, nada é mais certo do que um dia atrás do outro e assim podermos chegar a esse momento em que a Covid-19 já está ser melhor combatida e com o advento das vacinas podermos voltar de forma gradativa à normalidade de nossas rotinas.

Porém, é necessário honrar todos aqueles que participaram do combate à doença que vitimou milhões de brasileiros e que agora está a ser combatida com maior ênfase porque já atingimos um patamar de vacinação que causa uma maior segurança e propicia às pessoas os reencontros e a participação em conjunto de inúmeras atividades humanas, mas sempre com prevenção e cuidado.

Quero também dizer que muito me alegra ter aqui, conforme já falei, a carioca e cearense de Guaraciaba do Norte, a pastora Antônia Ferreira de Aquino Antunes, que traduz a intrepidez e a determinação do nosso povo brasileiro em superar obstáculos e vencer na vida, sempre a tratar seus semelhantes com respeito e dignidade.

Empresária do ramos musical, a pastora Antônia é fundadora e presidente da Igreja Comunidade Cristã Explosão Gospel, líder do Movimento Mulheres com Propósito, além de ser diretora de Artes do Sindicato dos Músicos Profissionais do Município do Rio de Janeiro, bem como jornalista e apresentadora do programa de rádio Fazendo a Diferança, transmitido pela Rádio Contemporânea 990 AM.

A nossa digna pastora também foi a primeira empresária mulher do movimento funk, além de ter fundado a Cooperativa de Artistas, bem como se envolveu com vários projetos sociais em inúmeras comunidades, a exemplo de Rocinha, Vidigal, Pavão, Pavãozinho, Cantagalo, Alemão e Vila da Penha.

Enfim, estamos diante de uma grande mulher e mãe, que nos honra com sua presença, bem como todos os homenageados, que honram o povo carioca.

Muito Obrigado.