Publicado em: 04/ mar/ 2021

João Mendes apoia reformas das Academias da Terceira Idade, mas diz que fará a fiscalização

Eu estou satisfeito com o anúncio do prefeito Eduardo Paes de que seu governo irá reformar as Academia da Terceira Idade e as Academias Cariocas da Saúde e Envelhecimento Saudável. Trata-se de uma ação assertiva e que também requer determinação para cumprir com sua palavra.

Eu sou o autor da Lei 5.244 de 17/01/2011, que implantou as  Academias da Terceira Idade e as Academias Cariocas da Saúde e Envelhecimento Saudável em inúmeros bairros do Rio de Janeiro.

Para quem não sabe, a efetivação das academias levou os idosos a diminuir e até mesmo parar com o uso de medicamentos, melhorou a qualidade de vida deles, bem como permitiu que eles pudessem reativar suas vidas no âmbito social, aumentar a autoestima, pois se relacionar é essencial também para que a saúde psíquica dos nossos pais e avós se torne estável e, consequentemente, gere contentamento aos idosos, aos seus amigos e parentes.

Como eu sou vereador e, com efeito, represento a população, assim como sou atualmente o presidente da Comissão Permanente do Idoso na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, quero informar aos meus pares que apoio as reformas das academias por parte da prefeitura, mas, por sua vez, também quero informar que fiscalizarei tais ações que visam dar condições para que os idosos possam frequentar as academias com aparelhos de boa qualidade.

É salutar também lembrar que os idosos necessitam de profissionais competentes e aptos a orientá-los na hora de fazer os exercícios. Esses profissionais precisam, obviamente, estar com seus salários em dia para que possam, evidentemente, exercer suas funções sem outras preocupações que não sejam atender os idosos com qualidade, consideração e respeito.

A notícia das reformar é alvissareira e espero realmente que elas aconteçam, pois sou interessado nesse assunto e questão, porque sempre fui um parlamentar e cidadão preocupado com a saúde e a proteção dos idosos, conforme compravam minhas ações e projetos no decorrer dos meus mandatos parlamentares.