Publicado em: 08/ mar/ 2021

“Mulher não é propriedade de homem e violência tem de ser severamente combatida”, diz João Mendes

O vereador João Mendes de Jesus (Republicanos) afirmou hoje, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, que as mulheres não são propriedades dos homens, mas que muitos deles insistem com tal absurdo e, com efeito, causam graves prejuízos morais às famílias e à sociedade em geral, porque seus crimes hediondos contra as mulheres são verdadeiros atentados contra tudo o que é civilizado.

O parlamentar disse ainda que os homens que agridem as mulheres das maneiras mais violentas e covardes tem de ser colocados na cadeia, mas que somente o encarceramento não resolve, pois, segundo o vereador, o machismo é uma questão ampla e profunda, porque enraizado em uma sociedade patriarcal secular, que tem de ser mudada em seus valores nas escolas, nos lares e no trabalho, principalmente pelas novas gerações.

“O Dia Internacional da Mulher, mais do que ser uma data a ser comemorada, tem de ser um evento em que as mulheres e os homens reflitam sobre a sociedade que queremos para nós, nossos filhos e netos. A violência contra a mulher aumentou nos últimos anos e já era grande e preocupante. A conscientização e o combate contra a violência tem de ser sistemáticos e a impunidade não pode ser tolerada” — afirma João Mendes de Jesus.

O político do Republicanos acredita que se a sociedade, os órgãos, entidades e instituições governamentais e não governamentais investirem no combate à violência à mulher, que não se resume em apenas colocar o infrator que comete crimes na cadeia, os números da violência tenderão a diminuir, pois hoje a violência é uma epidemia no Brasil.

Para João Mendes, a cultura machista, a impunidade e a falta de investimentos para conscientizar as pessoas quanto aos direitos da mulher, além da falta de condições sociais para que a mulher seja independente financeiramente e eleve a sua autoestima, são as causas principais da violência contra a mulher.

“Os direitos são iguais. Mulher não é objeto de posse. É o fim da picada o que pensam e como agem muitos homens. Por isto digo: Rapaz, trate sua esposa, noiva e namorada com respeito, consideração e dignidade. Se você a tratar assim, ela te tratará também com amor e respeito. Jamais ofenda com palavras e agrida fisicamente uma mulher. Entenda que é crime e se fizer será punido. As mulheres são as nossas avós, mães e esposas. Parabéns a todas as mulheres por seu importante dia” — conclui João Mendes de Jesus.