Publicado em: 29/ abr/ 2026
Sinc-Rio destaca ações e projetos em evento voltado ao autismo no Rio

A Secretaria Especial de Inclusão (Sinc-Rio), marcou presença em mais uma agenda voltada à conscientização e ao fortalecimento de políticas públicas para pessoas com TEA, durante evento realizado nesta terça-feira, com programação diversificada no palco Lona.
A iniciativa reuniu especialistas, instituições e representantes da sociedade civil em atividades que uniram informação, troca de experiências e empatia.
A abertura do evento foi seguida pela apresentação do Instituto Anne Sullivan, que trouxe um teatro de fantoches, promovendo interação e sensibilização do público.
Na sequência, a palestra “Entre o Play e o Game Over”, ministrada por Ana Carolina Praça, abordou reflexões sobre os desafios e caminhos no universo do autismo.
Após o intervalo, a programação foi retomada com a participação do mascote do Botafogo, criando um momento de descontração. Em seguida, a roda de conversa “Ninguém Joga Sozinho” reuniu Fernanda Leal, Renata Coutinho, Viviane Góes, Paulo Rodrigues, Lucinda Gomes e Glaucia Araújo, em um debate marcado por vivências e iniciativas voltadas ao público atípico.
Durante sua participação, Lucinda Gomes, representante da Sinc-Rio, destacou o papel das capacitações promovidas pela Secretaria de Inclusão, ressaltando a preparação de profissionais para um atendimento mais qualificado.
Ela também apresentou o trabalho que será desenvolvido pelo projeto Territórios Sociais TEA, que atuará diretamente com famílias atípicas em situação de vulnerabilidade, além de mencionar iniciativas em desenvolvimento, como o Turistando TEA e a Casa Carioca.
Para o secretário João Mendes de Jesus, o encontro reforça a relevância da articulação entre poder público, instituições e sociedade civil, a ampliar o alcance de ações que impactam diretamente a vida de pessoas com TEA e seus familiares.
