Publicado em: 03/ dez/ 2024

João Mendes homenageia juízes com Medalha Pedro Ernesto e Título de Cidadão Benemérito

“Sem justiça não há paz, e paz é o que a sociedade quer, bem como os nobres magistrados homenageados pelo povo carioca buscam fazer justiça, a paz social” — afirmou o vereador durante a sessão solene.

O vereador João Mendes de Jesus (Republicanos) homenageou hoje, no plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, cinco juízes com importantes comendas. Três dos magistrados foram laureados com o “Conjunto de Medalhas Pedro Ernesto” e dois receberam das mãos do parlamentar o título de “Cidadão Benemérito” da Cidade Maravilhosa.

João Mendes entregou aos juízes Antonio Luiz da Fonsêca Lucchese, Wladimir Hungria e Daniel Calafate Brito as medalhas Pedro Ernesto, assim como os magistrados Bruno Vinícius da Rós Bodart da Costa e Neusa Regina Larsen de Alvarenga Leite receberam o título de “Cidadão Benemérito”. O vereador afirmou que os cinco juízes fazem jus às homenagens devido às suas carreiras vitoriosas, porque dedicados a fazer justiça, a democratizá-la e a facilitar o acesso da população carioca e fluminense aos tribunais e inúmeros órgãos e departamentos do Judiciário.

“Creio que homenagear os juízes vai ao encontro da sociedade deste Estado e de sua capital que reconhecem o trabalho profícuo, importante e de grande responsabilidade dos magistrados ora homenageados. Juízes assumem responsabilidades complexas, porque se trata de uma atividade que decide sobre questões humanas, econômicas e sociais. Muitas vezes suas decisões são incompreendidas, quando em um dado momento determinados assuntos ou acontecimentos estão sob fortes emoções e interesses por parte de pessoas ou grupos” — enfatiza João Mendes.

A sessão solene presidida pelo parlamentar ocorreu com a presença dos cinco desembargadores que ocuparam assentos na Mesa Diretora do evento, que contou com a participação de cerca de 100 convidados. Entre os presentes, estavam familiares, colegas e amigos dos magistrados, além de autoridades da Justiça, do Ministério Público e da Câmara Municipal, que prestigiaram os juízes homenageados.

Os magistrados agradeceram ao vereador João Mendes pelas comendas e ratificaram em seus discursos o compromisso com a Justiça, a proteção à sociedade, assim como atuam como guardiões da Constituição, do Estado Democrático de Direito, com respeito à democracia e ao direito das pessoas de serem ouvidas pelo Judiciário cujas demandas são inadiáveis e urgentes.

Comendas — A Medalha Pedro Ernesto é a principal homenagem que os cidadãos do Município do Rio de Janeiro, por intermédio da Câmara dos Vereadores, prestam às pessoas que se destacam na sociedade civil, carioca e brasileira. O Título de Cidadão Benemérito é concedido a personalidades que desempenham trabalhos relevantes em prol do município do Rio de Janeiro e da sociedade carioca em geral.