Publicado em: 10/ fev/ 2026
João Mendes recebe na Sinc visita de grupos que cuidam e apoiam pessoas autistas e familiares

A vereadora Tânia Bastos, o presidente do Grupo de Pais Compartilha, Bruno Oliveira, e a relações públicas e fundadora do Grupo Mundo Azul, Denise Aragão, foram recebidos, no período da tarde, pelo secretário especial de Inclusão da Prefeitura do Rio de Janeiro, João Mendes de Jesus.
No decorrer da visita, a vereadora Tânia Bastos apresentou o presidente e a fundadora dos grupos Compartilha e Mundo Azul, que fazem um valoroso e importante trabalho junto às pessoas autistas e às mães de famílias atípicas, de forma a apoiar a rotina diária dessas pessoas que necessitam e políticas públicas que facilitam e permitam a inclusão com respeito e acesso à plena cidadania.
João Mendes foi convidado para participar de caminhadas que têm por finalidade conscientizar a população carioca quanto ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), que é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, interação social e padrões de comportamento de pessoas com TEA.
Caminhadas — O dia 2 de abril foi instituído pela ONU como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O Grupo Compartilha realizará o evento “A Ilha do Governador Unida pelo Autismo. Trata-se da 10ª Caminhada de Conscientização do Autismo, a ser realizada na Praia da Bica, no dia 19 de abril, das 9h às 12h.
Já no dia 12 de abril, na Praia do Leblon, no Posto 12, às 9h, iniciar-se-á a concentração para a 13ª Caminhada pela Conscientização do Autismo. O importante evento tem muita relevância social e sua finalidade é conscientizar a sociedade carioca no sentido de promover a ampliação de conhecimentos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“A Secretaria Especial de Inclusão (Sinc) participará das duas caminhadas, uma na Ilha do Governador e a outra no Lebon. Montaremos uma barraca para mostrar os trabalhos da Sinc, além de apoiarmos dois eventos tão importantes para as famílias que têm pessoas autistas, que precisam abrir novos canais e ter o apoio do poder público para que seus projetos e planos possam ser concretizados e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida de seus entes queridos. A Sinc está à disposição e estaremos presentes nesses dois eventos tão importantes de conscientização sobre o TEA” — afirma João Mendes de Jesus.

