Publicado em: 20/ fev/ 2026

Projeto “TEAcolho – Voe Tranquilo” realiza 7ª simulação de voo para pessoas com autismo no Norte Shopping

Nesta sexta-feira (20/03), foi realizada a 7ª edição da simulação do projeto “TEAcolho – Voe Tranquilo”, iniciativa que promove a inclusão e a acessibilidade de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no ambiente aeroportuário.

A ação aconteceu na sede da JetClass Aviação e da Flightdeck, localizada na torre comercial do Norte Shopping.

O projeto é realizado em parceria com o ONG Mundo Azul e contou, nesta edição, com a participação da Sinc-Rio, com o propósito de fortalecer a rede de apoio e conscientização sobre a importância da inclusão social de pessoas autistas.

A simulação ocorreu em um equipamento que reproduz fielmente o interior de um Boeing 737, a proporcionar aos participantes uma experiência imersiva semelhante à de um voo real.

Durante a atividade, pessoas com TEA puderam vivenciar momentos comuns da rotina aérea, como os avisos de segurança, acomodação nas poltronas, atendimento de bordo e, ainda, conhecer a cabine de comando.

Cada participante esteve acompanhado por um responsável ao longo da “viagem”, a garantir desse modo segurança e acolhimento durante toda a experiência.

A finalidade principal da iniciativa é promover adaptação a novos ambientes, por meio da previsibilidade e da antecipação de situações, fatores fundamentais para reduzir a ansiedade e tornar experiências futuras mais tranquilas.

O “TEAcolho – Voe Tranquilo” tem se consolidado como uma ação de impacto social, a contribuir para ampliar a inclusão de pessoas com autismo em espaços que, muitas vezes, representam desafios sensoriais e emocionais.

A iniciativa já é considerada referência na promoção de acessibilidade no setor aéreo e segue fortalecendo o diálogo entre empresas, instituições e a sociedade civil em prol de um ambiente mais inclusivo.

“A Secretaria Especial de Inclusão (Sinc) da Prefeitura está à disposição para atender e participar de eventos tão importantes, efetivados pela JetClass e Flightdeck, que fazem um valoroso trabalho junto às pessoas com TEA e suas famílias. A Sinc e sua equipe desenvolvem um trabalho que tem a finalidade de dar suporte e apoio às mães de pessoas neurodivergentes e autistas, de maneira que possamos levar às famílias uma vida de melhor qualidade com o apoio do poder público. Parabenizo a todos os envolvidos nessa ação e vamos em busca de aprimorar os trabalhos com os nossos parceiros” — afirma o secretário da Sinc, João Mendes de Jesus