Publicado em: 16/ jun/ 2026

Sinc-Rio dá sequência ao projeto ‘SEI Incluir Territórios Sociais’

Evento reforça o preparo técnico para o atendimento de famílias atípicas nas áreas mais necessitadas da capital fluminense.

A Secretaria Especial de Inclusão (Sinc-Rio) promoveu hoje uma jornada de capacitação destinada aos agentes de inclusão e técnicos do projeto ‘SEI Incluir Territórios Sociais’. O treinamento teve como eixo central o aprimoramento das metodologias de trabalho realizadas junto às famílias atípicas residentes nas zonas de maior vulnerabilidade social do Rio de Janeiro.

O secretário João Mendes de Jesus participou do encontro, onde expressou seu reconhecimento pelo empenho demonstrado pela equipe técnica e de campo nas abordagens iniciais do programa. Durante seu discurso, o secretário enfatizou que o serviço prestado à população deve ser pautado pela excelência, a garantir dignidade e efetivação dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e neurodivergentes.

Estratégia de Proximidade e Impacto Social

O projeto SEI Incluir fundamenta sua atuação na estratégia da intersetorialidade, a unir o conhecimento especializado da Sinc-Rio à capilaridade do programa Territórios Sociais (IPP). Essa cooperação técnica é considerada essencial para identificar e acompanhar famílias que enfrentam estresse, sobrecarga e isolamento social, contextos agravados pela vulnerabilidade e frequentemente presentes em lares chefiados por mulheres.

A capacitação realizada hoje integra o plano de ação que prevê reuniões mensais e treinamentos periódicos para assegurar a qualidade do atendimento. O objetivo é manter o rigor técnico necessário para atingir as metas do projeto, que incluem a oferta de, no mínimo, 800 atendimentos mensais e a manutenção de um índice de satisfação superior a 80% entre os beneficiários.

Estrutura e Presença Territorial

Para sustentar esse impacto contínuo ao longo de 24 meses, a iniciativa conta com uma robusta equipe multidisciplinar de 65 profissionais, dos quais 40 são agentes de inclusão dedicados ao trabalho direto de campo e apoio. As ações são descentralizadas para alcançar as cinco Áreas Programáticas (A.P.) do município, a permitir que a prefeitura atue de forma integrada desde o Centro até a Zona Oeste.

Baseado na Lei nº 12.764/2012, o projeto SEI Incluir reafirma o compromisso institucional de transformar a realidade local através do diálogo, da escuta e da valorização do protagonismo da população atendida.