Publicado em: 02/ abr/ 2024

João Mendes cumprimenta pais e professores de cidadãos autistas e diz que inclusão é a saída para uma sociedade justa e mais humana

O vereador João Mendes de Jesus (Republicanos) afirmou hoje, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, que o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, no Dia 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007, sendo que a principal finalidade do estabelecimento da importante data é reverberar e repercutir informações à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra as pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O parlamentar disse ainda que o autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal. Por sua vez, João Mendes disse ainda que as  terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar suas relações com o mundo exterior e, com efeito, melhorar a qualidade de vida e o nível de satisfação dos pacientes e de seus familiares e amigos.

“Quero parabenizar todos os pais e profissionais que cuidam e zelam pelas vidas das pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista. O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é uma data importante, que tem por propósito lembrar às sociedades carioca e brasileira que o autismo tem de ter atenção por parte das autoridades, das instituições, do setor de Saúde e de toda a sociedade em geral, de forma que as pessoas que apresentam autismo possam ter o melhor atendimento, respeito e todos os cuidados necessários para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, que são amadas pelos seus pais e merecem toda a consideração da sociedade” — enfatiza João Mendes de Jesus.

Projeto cria o Selo Escola Amiga do Autismo

O vereador João Mendes de Jesus é o autor do Projeto de Lei nº 1.433/2022, que dispõe sobre a criação do Selo Escola Amiga do Autismo, além de ter realizado reuniões e debates no âmbito da Câmara Municipal sobre o assunto.

A justificativa para a criação do Selo é reconhecer oficialmente, e no âmbito do município do Rio de Janeiro, que as escolas públicas e privadas, que comprovadamente contribuem para o acesso à educação e à inclusão social das pessoas diagnosticadas com o Transtorno de Espectro Autista sejam reconhecidas pelo poder público, e, consequentemente, valorizadas pela sociedade civil.

João Mendes defende ainda a criação de políticas públicas voltadas para proteção, atenção integral, inserção social, prioridade no atendimento e no acesso à educação e ao ensino profissionalizante das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, além da efetivação da capacitação e valorização dos profissionais da Educação, como determina a  Lei Federal Nº 12.764/2012.

A proposta prever ainda, que o Selo Escola Amiga do Autismo terá validade de dois anos, mas que poderá ser renovado por igual período, mediante comprovação das ações previstas na Lei, além de conferir à escola a prerrogativa da utilização do Selo em sua logomarca e material publicitário.