Publicado em: 21/ mar/ 2024

João Mendes e o Dia Internacional contra a Discriminação Racial

O Dia Internacional contra a Discriminação Racial é um dia de reflexão para os brasileiros e para a comunidade internacional, principalmente no que concerne ao combate ao racismo, à igualdade de oportunidades e à justiça social.

No Brasil, essa questão é complexa, porque somos frutos de uma sociedade que escravizou oficialmente seres humanos por 388 anos, sendo que o País teve sua economia ligada ao trabalho escravo, por meio da extração de ouro e pedras preciosas, cana-de-açúcar, criação de gado e plantação de café. A exploração de mão de obra escrava era a força motriz das principais atividades econômicas do País.

Por isto, combater a discriminação racial é essencial para que tenhamos a paridade entre os membros de uma sociedade multifacetada e diversificada como a brasileira, a favorecer a igualdade de oportunidades, notadamente às questões negras, já que os negros saíram de escravidão sem direito a ter patrimônio e renda.

Como vereador, sou autor da Lei de Cotas para concurso público em âmbito municipal, uma importante política afirmativa, que tem por finalidade otimizar o ingresso de mulheres e homens negros no serviço público e, com efeito, permitir a inserção social dessas pessoas de forma definitiva com a conquista de suas cidadanias. Combater a discriminação racial é combater as injustiças, além de promover a igualdade de oportunidades e a solidariedade entre todas as pessoas.