Publicado em: 25/ mar/ 2024
João Mendes vai ao Hemorio e se reúne com seu diretor e a Associação dos Falcêmicos

O vereador João Mendes de Jesus (Republicanos) se encontrou no dia 20 de março com o diretor-geral do Hemorio, Luiz Amorim, quando aproveitou a oportunidade para ouvi-lo sobre os trabalhos e serviços prestados pela importante unidade de saúde, bem como também o vereador participou de reunião no auditório do Hemorio da Associação dos Falcêmicos e Talassêmicos do Rio de Janeiro (Afarj), cuja presidente Zaira da Costa elencou uma série de questões sobre a doença falciforme.
João Mendes ouviu atentamente os profissionais de Saúde, soube de suas reivindicações para melhorar o atendimento à população, bem como ouviu pacientes e seus familiares, que enfrentam a doença falciforme, uma enfermidade que causa muitas dores e que muitas vezes impede as pessoas de terem uma rotina de vida comum, pois a tratarem da doença falciforme incessantemente, em busca de uma melhor qualidade de vida, a esperarem do poder público mais investimentos no combate e controle à doença falciforme.
“Eu tenho como vereador do Rio de Janeiro me empenhado em tratar em assunto tão importante que é o tratamento da doença falciforme, uma enfermidade que causa muitas dores e até perda dos membros por parte das pessoas que enfrentam essa complexa doença. Tenho recebido o pessoas da Afarj, assim como tenho me reportado ao Hemorio e ao secretário de Saúde, Daniel Soranz, para que possamos otimizar os recursos financeiros e materiais, bem como de logística para que as pessoas falcêmicas e talassêmicas tenho o melhor atendimento possível e, com efeito, amenizar suas dores, de maneira a viver com mais dignidade e respeito por parte do poder público” — afirma João Mendes de Jesus.
O que é a doença falciforme?
A Doença Falciforme é um nome utilizado para as doenças causadas pela presença de uma Hemoglobina anômala, a Hemoglobina S nos glóbulos vermelhos. Hemoglobina é uma proteína responsável pelo transporte de oxigênio aos tecidos. Está presente nos glóbulos vermelhos do sangue (Hemácias). As hemácias são células flexíveis e arredondadas que conseguem transitar por todos os vasos sanguíneos do organismo, levando o oxigênio ligado à hemoglobina.
Alterações na Hemoglobina podem gerar anormalidades nas hemácias e na sua função de transportar oxigênio. A Doença Falciforme é uma doença hereditária (ou seja, herdada dos pais) causada por uma mudança no gene da Hemoglobina. Como resultado desta alteração genética, uma Hemoglobina anormal, chamada Hemoglobina S, é produzida em lugar da Hemoglobina normal (Hemoglobina A), presente nas pessoas adultas que não apresentam a doença.
Quando uma pessoa herda dois genes com esta alteração é portador de Anemia Falciforme (forma homozigota da Doença Falciforme). Quando herda a alteração de apenas um dos pais é considerada Traço Falciforme (HbAS), e não tem doença. Poderá, entretanto, transmitir este gene mutado para seus filhos. As hemácias das pessoas com Doença Falciforme sofrem alterações que modificam sua forma (adquirem a forma de uma foice ou meia lua) e as tornam mais rígidas, dificultando sua passagem pelos vasos sanguíneos e comprometendo a circulação sanguínea e a oferta de oxigênio aos tecidos.
Estas alterações ocorrem na presença de desidratação, infecções, estresse físico ou emocional, alterações bruscas de temperatura etc. e provocam dores ósseas e lesões nos órgãos em consequência da falta de oxigênio. Além disso, as hemácias de forma anômala sofrem destruição (hemólise), causando icterícia (olhos e pele amareladas) e anemia. Ocorre ainda risco aumentado de infecções.
