Publicado em: 25/ mar/ 2024

João Mendes homenageia desembargadores em sessão solene

O vereador João Mendes de Jesus (Republicanos) homenageou nesta segunda-feira (25), às 18h30, no plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, cinco desembargadores com importantes comendas. Dois dos magistrados foram laureados com o “Conjunto de Medalhas Pedro Ernesto”, sendo que três dos desembargadores receberam das mãos do parlamentar o título de “Cidadão Benemérito do Município do Rio de Janeiro” — a Cidade Maravilhosa.

João Mendes disse que as deferências aos desembargadores Luiz Umpierre de Mello Serra, João Felipe Nunes Ferreira Mourão, Luiz Eduardo Cavalcanti Canabarro, Afonso Henrique Ferreira Barbosa e Anderson de Paiva Gabriel apenas fazem jus às carreiras dos magistrados, que se dedicaram a fazer Justiça, a democratizá-la e a facilitar o acesso da população carioca e fluminense aos tribunais e inúmeros órgãos e departamentos do Judiciário.

“Creio que homenagear os desembargadores vai ao encontro da sociedade deste Estado e de sua capital que reconhecem o trabalho profícuo, importante e de grande responsabilidade dos juízes ora homenageados. Todo desembargador é juiz e, com efeito, suas responsabilidades são hercúleas, porque um ofício e profissão complexos, já que os desembargadores tratam de questões urgentes, difíceis e muitas vezes incompreendidas, quando se trata de que em dado momento determinado assunto ou acontecimento estão sob forte emoção por parte da sociedade” — afirma João Mendes de Jesus, para logo concluir: “Sem justiça não há paz; e paz é o que a sociedade quer, bem como os nobres desembargadores homenageados hoje pelo povo carioca”.

A sessão solene presidida pelo vereador João Mendes de Jesus ocorreu com a presença dos cinco desembargadores que ocuparam assentos na Mesa Diretora do evento, que contou com a participação de cerca de 200 convidados. Entre os participantes presentes estavam familiares, colegas e amigos dos magistrados, além de autoridades, da Justiça e da Câmara Municipal, que prestigiaram o evento.

Os cinco magistrados agradeceram ao vereador João Mendes pelas comendas e ratificaram em seus discursos o compromisso com a Justiça, a proteção à sociedade, assim como guardiões da Constituição, do Estado Democrático de Direito, com respeito à democracia e ao direito das pessoas de serem ouvidas pelo Judiciário, cujas demandas são inadiáveis e urgentes.

Homenagens merecidas

A Medalha Pedro Ernesto é a principal homenagem que os cidadãos do Município do Rio de Janeiro, por intermédio da Câmara dos Vereadores, prestam às pessoas que se destacam na sociedade civil, carioca e brasileira. O Título de Cidadão Benemérito é concedido a personalidades que desempenham trabalhos relevantes em prol do município do Rio de Janeiro e da sociedade em geral.